• Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • logo-part1.png

© 2014 Quarta Via. Desenvolvido por Bocapio.com

(71) 99933-0182

agquartavia@gmail.com

Livro sobre Exu reúne textos produzidos por Mestre Didi e Juana Elbein

31/12/2014

Um princípio que dinamiza tudo que há no mundo, a natureza, as relações, a própria existência humana. É assim que Exu, orixá cultuado nas religiões de origem africana, é apresentado no mais recente livro da editora Corrupio: Èsù, da antropóloga Juana Elbein dos Santos e Deoscoredes Maximiliano dos Santos, o Mestre Didi Asipa (1917 – 2013). A publicação foi lançada no dia 07 de novembro, às 18h, na Livraria Saraiva (Shopping Barra), com a presença da autora.

 

Os textos apresentados são resultado de pesquisa comparativa do sistema religioso denominado nagô no Brasil e de seus elementos originais na África Ocidental, ressaltando o significado de Exu no sistema cultural e religioso nagô-iorubá. Èsù é composto pelos textos “Exu Bará Laroyê” e “Exu Bara: princípio da vida individual no sistema nagô”, que reúnem itans – narrativas dos babalaôs – e cantigas de saudação transcritas em iorubá e traduzidas para inglês e português, além das análises dos autores, também nos dois idiomas.

 

Na primeira parte, Exu é apresentado como princípio da procriação, comunicação e reparação, contemplando ainda seu simbolismo, ritos prioritários e os diversos Exu e suas funções. A segunda parte aprofunda o entendimento de Exu como promotor das condições necessárias para todos os ciclos de vida.

 

“Exu ocupa todas as nossas cavidades. Vive em nós”, define Juana Elbein no prefácio do livro. Foi no Rio de Janeiro que viu pela primeira vez uma pessoa com Exu incorporado. Ela garante que a paixão foi imediata. A partir deste primeiro momento, a antropóloga reencontrou a entidade com toda sua multiplicidade, particularmente na Bahia, ao longo de sua convivência iniciática e dos 50 anos vividos ao lado de Mestre Didi, falecido em outubro de 2013.

 

Filho de Mãe Senhora e iniciado por Mãe Aninha e pelo babalaô Martiniano Eliseu do Bonfim, Mestre Didi era "Assogbá" e "Babá l´Osaniyn" no Ilê Axé Opô Afonjá. Na Nigéria, origem da família Asipa, ele recebeu o título de “Balé Xangô” em Oió, e o de "Babá Mogbá Ogan Oni Xangô" em Queto. Assim, ele era herdeiro da dupla tradição nagô-iorubá e das duas variantes principais da religiosidade e cosmogonia nagô no Brasil, o culto aos ancestrais (eguns) e aos orixás.

 

Foi ao longo dessa trajetória que os autores conheceram os mitos e ritos dedicados a Exu, possibilitando que o livro aborde todas os aspectos mais marcantes do orixá. A obra mostra que Exu foi a primeira forma a ser criada na origem do mundo, logo depois de Olorun (ar) e Orixalá (água), e como elemento  fundador está em tudo. Todas as pessoas, todos os orixás e tudo que existe têm seu próprio Exu, pois sem ele nem poderiam existir.

Exu é invocado para abrir e permitir todos os rituais, pois é ele quem estabelece a comunicação entre o orum e aiê, o além e o aqui. Quando o Ifá é consultado pelos búzios, é Exu quem responde, por isso sempre está esculpido nas tábuas de Ifá, onde é marcado o resultado do “jogo”. É Exu quem carrega e entrega as oferendas aos orixás, os ebós, elemento central de toda a cultura religiosa nagô, atuando como princípio reparador. 

 

O orixá simboliza ainda a progenitura e a atividade reprodutiva, o que é expressado em muitas das suas representações, seja pelo falo em evidência ou pelas suas formas de substituição: o tradicional gorro, o ogó (bastão/clava de formato fálico), os penteados em forma de crista com longas tranças ou rabos caindo pelas costas.

 

Èsù é o primeiro livro de uma trilogia com textos de Juana e Mestre Didi, que se completa com as obras “Arte Sacra e rituais da África Ocidental no Brasil” e “Xangô, herói e líder mítico”, ainda sem data de lançamento.

 

Assessoria de imprensa

Quarta Via Comunicação

Jane Fernandes

(71) 9933-0182 / 9162-1311

jfernandes@quartavia.com.br

fernandes.noticia@gmail.com

 

Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Tags