• Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • logo-part1.png

© 2014 Quarta Via. Desenvolvido por Bocapio.com

(71) 99933-0182

agquartavia@gmail.com

Cachoeira e Salvador recebem curso gratuito de filosofia e arte contemporânea

04/08/2015

 

Cinco dias voltados ao estudo de filosofia e arte contemporânea compõem o seminário "Arte como Jogo", curso gratuito que será realizado em Salvador e Cachoeira entre os dias 14 e 25 de setembro. Este é o segundo ciclo de palestras e conversas com artistas organizado por Lanussi Pasquali, que convida quatro artistas e a teórica Cristina Pescuma para conversar sobre arte à luz do Pensamento da Diferença, ou a filosofia de Gilles Deleuze, Félix Guatarri e outros pensadores.

 

Integrante da Rede Nacional Funarte Artes Visuais, o projeto teve sua primeira edição em 2012, quando o curso em torno da "Arte Contemporânea e o Pensamento da Diferença" atraiu mais de 240 pessoas interessadas nas 40 vagas disponíveis em Salvador. "Em Cachoeira, as 40 vagas iniciais foram ampliadas para 80 e ainda ficaram 100 pessoas em lista de espera", conta a organizadora.

 

Em Cachoeira, o seminário acontece novamente no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB. Em Salvador, terá lugar no Museu de Arte da Bahia (MAB). As propostas do Pensamento da Diferença estarão reunidas novamente em livro impresso e audiolivro distribuídos para alunos e demais interessados.

 

Criação e jogo

 

O tema do seminário aprofunda as questões iniciadas em 2012, focadas em conceitos básicos como blocos de sensações, afeto, agenciamento, máquina e desejo. Agora estarão em pauta outros elementos, como obras híbridas, programas de execução, intertextualidade, cut up, pick cup, colagem e campo nômade de produção rizomática.

 

"A questão do jogo foi se impondo através da minha pesquisa sobre as relações entre a imagem e a escrita na arte contemporânea", conta Cristina Pescuma, que vem direto de São Paulo, onde trabalha como professora e pesquisadora, tendo ministrado oficinas no Instituto Tomie Ohtake e na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

 

Cristina deve trazer não só perspectivas sobre obras visuais, mas também contribuições de história e literatura (suas áreas originais de formação), música e cinema. Além dela, quatro artistas conversarão entre si, com a palestra e com o público. Elias Santos e Fábio Magalhães, da Bahia; Beatriz Nogueira e Lucia M. Loeb, de São Paulo.

 

Todos convidados apresentam trajetórias importantes, trazendo motivações artísticas particulares. Um destaque é Lucia M. Loeb, neta do colecionador de livros José Mindlin, que trabalha principalmente com fotografia e o objeto-livro, e foi indicada ao PIPA 2012.

 

Residente em Salvador, Fábio Magalhães se destaca pela inclusão no programa Rumos Artes Visuais 2011/2013, pelo Prêmio Funarte de Artes Visuais 2011 e pela circulação recente de exposições suas em Brasília, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e interior da Bahia.

 

Beatriz Nogueira, de São Paulo, participou da Bienal do Recôncavo de 2010, desde então, tem criado mais obras do tipo site-specific, criadas no local. "Pretendo mostrar um pouco de como se deu este processo e comentar, principalmente, os aspectos site-specific da obra Habitante, 2013".

 

Também participante da Bienal do Recôncavo de 2010, Elias Santos, que tem feito infogravuras inspiradas na herança afro-brasileira, já expôs em galerias de Londres e Amsterdã. Elias participou de cursos com Cristina na Bahia e está animado para colocar o próprio processo criativo em debate. "São as tensões vivenciadas no processo de criação que alimentam o meu entusiasmo", revela.

 

 

SERVIÇO

 

Cachoeira

Quando: 14 a 18/09

Horário: 14h30 às 17h30

Local: Auditório Leite Alves - Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB (Rua Maestro Irineu Sacramento S/N, Centro)

 

Salvador

Quando: 21 a 25/09  

Horário: 19h às 22h

Local: Museu de Arte da Bahia (Av. Sete de Setembro, 2340, Corredor da Vitória)

 

Ambos

Pré-inscrições de 01 a 14 de setembro pelo site isso.art.br

Mais informações: contato@isso.art.br 

Please reload

Posts recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Tags